domingo, 26 de dezembro de 2010

KALI ou ESCRIMA

Kali, arte marcial baseada no manejo de armas, utiliza bastões e espadas como instrumentos de ataque. Os bastões de kali- também conhecida como escrima - são feitos de bambu leve, e usados para infligir o maior dano possível ao oponente. A escrima foi aplicada com sucesso por combatentes filipinos e pelas guerrilhas japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Também chamada de “a arte da esgrima tradicional”, a escrima é uma arte marcial filipina em que as técnicas de combate de mãos nuas combinam-se com outras técnicas que utilizam facas e bastões.

História e filosofia

Existem muitos sistemas de escrima, cada um com uma história diferente. A maioria dos historiadores, no entanto, concorda que a escrima tem origem em uma forma de luta com bastões oriunda da Indonésia e Malásia.
Antes da conquista espanhola das ilhas filipinas durante o século XVI, a prática da escrima era ensinada como uma atividade recreativa, juntamente com a leitura, a escrita, a religião e o sânscrito (antiga língua hindu). Durante o governo espanhol, esta arte marcial foi duramente reprimida, e só aparecia em danças e em peças que, ironicamente, serviam para entreter os espanhóis. Durante os três séculos do domínio espanhol, as técnicas mudaram, incorporando sistemas espanhóis de luta com espada e adaga.
O termo escrima origina-se de uma antiga palavra espanhola para “esgrima”. A proibição foi suspensa em 1898, com o fim do domínio espanhol e o início do jugo norte-americano. As competições amistosas de escrima continuaram, mas a arte permaneceu em segredo. Ela ressurgiu durante a Segunda Guerra Mundial na luta contra as invasões japonesas, por combatentes que lutavam pela liberdade filipina em ações clandestinas de guerrilha. Com o fim da guerra, muitos filipinos migraram para os Estados Unidos, levando consigo a arte da escrima.
Desde a década de 1970, a popularidade da escrima cresceu e se disseminou pelo mundo ocidental, especialmente na América do Norte.

Treinamento de escrima

A escrima ou kali possui diferentes escolas e estilos, apesar de a grande maioria deles se concentrar no uso das armas, especialmente dos bastões, seguidos por combates com as mãos nuas.
O bastão de madeira da escrima tem aproximadamente 60 centímetros de comprimento por 2,5 centímetros de largura. Algumas técnicas utilizam apenas um bastão, e outras, um em cada mão.
As técnicas de mãos nuas, que incluem chutes, golpes e agarramentos, são ensinadas para complementar a luta com bastões. A escrima utiliza objetos de uso cotidiano como armas, para “nivelar o campo de jogo”.
As técnicas de movimento do corpo e os golpes com as pernas são fundamentais. O equilíbrio constitui um dos conceitos mais importantes desta arte. Além disso, os praticantes realizam exercícios de condicionamento, que fortalecem os pés e as mãos para desferir golpes.

Fonte:http://www.discoverybrasil.com/mestres_do_combate/guide/fightquestguide_kali.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.