quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Soke Masaaki Hatsumi

 

(Atual herdeiro das 9 escolas da Bujinkan)

o Soke das nove antigas escolas (Ryuha) que compõem o sistema Bujinkan Budo Taijutsu Ninjutsu. A palavra Soke é um título, utilizado para designar um legítimo herdeiro de uma tradição passada de geração em geração para apenas uma pessoa, à qual se torna o chefe ou líder de uma família ou Clan.
Dr. Masaaki Hatsumi
Nascido em 2 de dezembro de 1931 em Nodashi, Chibaken, Japão recebeu o nome de Yoshiaki Hatsumi, posteriormente mudou seu nome para Masaaki Hatsumi.
Graduou-se na Universidade de Medicina Meiji em Tokyo como Honetsugi (Ortopedista), respeitado adepto de Seikotsu (métodos naturais de cura), dirigindo a própria clínica em sua cidade natal. Além disto, é escritor, pintor e ator.
Recebeu diversos Títulos Honoríficos nestes últimos anos, de diversos países, inclusive a Benção Apostólica de Sua Santidade o Papa João Paulo II.

Iniciou seus estudos em Artes Marciais aos sete anos de idade em Kendo e Kenjutsu, posteriormente Karate e Judo. Enquanto cursava a Universidade recebeu 4o Dan de Judô, logo o convidaram para ensinar soldados americanos em uma base militar. Observou que os soldados sendo grandes e fortes aprendiam com facilidade o que se levariam anos para aprender. Aos 20 anos de idade Hatsumi fez uma auto-reflexão e sentiu a necessidade de procurar autenticas tradições de guerra.
Durante três anos estudou Kobujutsu Juhappan (as 18 categorias do Kobujutsu) com um professor particular de Kobudo. Além de estudar Shinden Ryu Jujutsu com Yashiro Sensei, Shindo Tenshin Ryu e Asayama Ichiden Ryu com o Mestre Ueno Takashi.
Posteriormente um de seus mestres recomendou que conhecesse o grande Mestre Toshitsugo Takamatsu. No ano de 1957, com 26 anos de idade, Hatsumi foi aceito como aluno de Takamatsu.
Duarante 15 anos, todos os finais de semana, Hatsumi fazia uma viagem de trem que durava 12 horas para a cidade de Kashiwabara, afim de estudar com seu Mestre Takamatsu.
Em
2 de Abril de 1972 com a idade de 85 anos, falece o Grande Mestre Toshitsugu Takamatsu. Anos antes, Takamatsu Sensei ortogou a Hatsumi Sensei o título de Soke das seguintes escolas:
34º Soke Togakure Ryu Ninpo
28º Soke Gyokko Ryu Kosshijutsu
28º Soke Kukishinden Ryu Happo Hikenjutsu
26º Soke Shinden Fudo Ryu Dakentaijutsu
21º Soke Gyokushin Ryu Ninpo
18º Soke Koto Ryu Koppojutsu
15º Soke Gikan Ryu Koppojutsu
17º Soke Takagi Yoshin Ryu Jutaijutsu
14º Soke Kumogakure Ryu Ninpo
Hatsumi fundou a Bujinkan Budo Taijutsu para manter vivas as 9 tradições marciais que recebeu de seu mestre Takamatsu.
É 

Escolas Ryuha

As nove tradições marciais da Bujinkan
TOGAKURE RYU NINJUTSU
Fundada por
Daisuke Nishima em meados de 1100. É a segunda mais velha escola do sistema Bujinkan, além de ser uma das melhores escolas de luta pois cobre todos os aspectos de combate. Este sistema possui também métodos secretos e armas ocultas.
GYOKKO RYU KOSHIJUTSU
Foi fundada em meados de 1100 por Tozawa Hakuunsai
. É a mais velha escola da Bujinkan. É conhecida pelo kihon happo e san shin. Koshijutsu significa “derrubar o adversário com um dedo” então sua característica é derrubar o adversário através de músculos e pontos vitais do corpo.
KUKISHINDEN RYU (happo hiken jutsu)
Foi
fundada em meados de 1300 por Izumo Kanja Yoshitero. É famosa por ter técnicas diferentes com várias armas, além de ter também no seu currículo técnicas de Amatsu Tatara (terapia japonesa).
SHINDEN FUDO RYU (dakentai jutsu)
Foi fundada por Genpachiro Temeyoshi
. O que a faz famosa são suas duras técnicas de jutai jutsu além de técnicas de dakentai jutsu. Também inclui YARI (lança), Naginata, Ono (espécie de machado gigante), o tsuchi (grande martelo de madeira), hojo jutsu (utilização da corda ) entre outras.
GYOKUSHIN RYU NINJUTSU
Foi fundada em meados de 1500 por Sasaki Goeman Teruyoshi
. Esta escola é muito pouco conhecida, mas suas características principais são a utilização de kihaku (explosão de energia) em suas técnicas, além de koppo jutsu e técnicas com kusarifundo (corrente com pesos).
KOTO RYU (koppo jutsu)
Foi fundada em meados de 1500 por Sakagami Taro kunishige
. Conhecida pelo koppo jutsu (quebramento ósseo) além também de armas ocultas.
GIKAN RYU (koppo jutsu)
Foi fundada em meados de 1500 por Uryu Hangan Gikanbo,
este ryu é caracterizado pelos kamaes difíceis e desequilibrados, e também koppo jutsu.
TAKAGI YOSHIN RYU (jutai jutsu)
Foi fundada no inicio de 1600 por Takagi Oriuemon Shigenobu
. Mais conhecida na Bujinkan como uma “Escola de guarda costas”. Ela tem técnicas rápidas e eficientes e Daishosabaki gata.
KUMOGAKURE RYU (ninjutsu)
Foi fundada em meados de 1500 por Iga Heinaizaemon Ienaga. Famosa pelo kamayari e técnicas de saltos.
Fonte: http://www.bujinkandojo.com.br/historia_soke_masaaki_hatsumi.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.