terça-feira, 29 de março de 2011

Taiyando

O Taiyando é um método de defesa pessoal brasileiro que visa simplicidade de movimentos e poucas1976sai seqüências decorativas. A palavra Taiyando é de origem chinesa e significa "Caminho do Sol". Por isso os kimonos são amarelos. Pode ser praticado tanto por crianças a partir dos 4 anos de idade quanto por adultos de 70 anos, pois no Taiyando o que importa é o progresso físico e espiritual que cada praticante possa ter por menor que ele seja e não uma meta fixa na qual todos tem que atingi-la.
João Alberto Scherk (professor de Educação Física e Faixa Preta de Shinkokan Karate-Do), idealizou o Taiyando em 1975 porque sempre sentia que as artes marciais não tinham uma estrutura de atualizarem-se através dos tempos e também de adaptação a outros países que não de sua origem, mostrando aquele conceito de que vinha de pai para filho desde gerações passadas. Praticou (como curiosidade), Kung-fu, Judo, Hatha Yoga, Tai Chi Chuan, Kyokushinkai e Goju Ryu.
Foi criado pensando em sempre se atualizar com a Educação Física brasileira, com as tendências e exigências da nossa sociedade e deixando de ser simplesmente um método de defesa pessoal mas também uma forma moderna e eficaz de exercitar o nosso corpo, tão necessária na vida atual.
Ele diferencia-se de outros tipos de Artes Marciais porque no treinamento os alunos são classificados em 3 categorias para ambos os sexos: infantil (4 a 8 anos), juvenil (9 a 13 anos) e adulto (à partir dos 14 anos) e cada categoria tem uma seqüência de faixas.
A cor amarela do kimono de Taiyando é exclusiva, e é uma característica visual marcante que o diferencia de outros tipos de lutas com nomes parecidos além de dar equilíbrio e harmonia aos órgãos internos do nosso corpo. O Taiyando desde 1975 vem sofrendo modificações porque é um método de defesa pessoal em constante aperfeiçoamento e modernização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.