sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ordem DeMolay?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Atual Brasão da Ordem DeMolay
A Ordem DeMolay no Mundo
Bandeira da Ordem DeMolay
A Ordem DeMolay é uma organização de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, patrocinada pela Maçonaria[1], para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. Fundada nos Estados Unidos dia 18 de Março de 1919 em Kansas City, Missouri, pelo Maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e apoiada pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolay e Priorados da Ordem da Cavalaria - denominações das células da organização.
A Ordem é inspirada na vida e morte de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a outros membros da Ordem por não ter confessado as falsas acusações de pratica de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja Católica, partidas do rei Filipe IV de França, e aceitas pelo papa Clemente V. Sendo motivo dessas acusações a ambição de Filipe pelas posses da antiga Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.
Há cerca de 205 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay e passa a acompanhar os trabalhos da Ordem através da "Associação DeMolay Alumni". No Brasil, distribuídos em mais de setecentos Capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da federação se reúnem freqüentemente.
No dia 08 de abril de 2008, o Deputado Estadual de São Paulo Bruno Covas criou o Dia do DeMolay no Estado de São Paulo, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março de cada ano. No dia 19 de janeiro de 2010, o então presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, através da Lei Federal nº 12.208, insituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo de Bruno Covas, que escolheu esta data por marcar a data de falecimento de Jacques DeMolay, herói mártir da Ordem.

 Princípios

Vista Interior do Capítulo DeMolay Cavaleiros da Luz, de Ribeirão Preto/SP
Os princípios da Ordem são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos que são considerados pela Ordem diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino.
Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:
Assim prescreve a ética de um DeMolay:
  • Um DeMolay serve a Deus;
  • Um DeMolay honra todas as mulheres;
  • Um DeMolay ama e honra seus pais;
  • Um DeMolay é honesto;
  • Um DeMolay é leal a ideais e amigos;
  • Um DeMolay executa trabalhos honestos;
  • Um DeMolay é cortês;
  • Um DeMolay é sempre um cavalheiro;
  • Um DeMolay é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra;
  • Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;
  • Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;
  • A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança;
  • Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.

 Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay

A Ordem DeMolay invoca sete luzes, simbolizando as sete virtudes cardeais de um DeMolay, que iluminam seus caminhos conforme passam pela estrada da vida, simbolizando tudo que é bom e correto, a base de suas vidas.
Amor Filial: é o amor e carinho que devemos ter por nossos pais, que nos semearam, geraram, nos ensinaram as primeiras lições de nossas vidas e se sacrificaram por nós. Através deles nós tivemos as primeiras lições de educação, respeito e na crença em Deus.
Reverência pelas Coisas Sagradas: significa a crença em Deus, não importando a sua religião. Para ser um DeMolay o jovem tem que ter fé Nele e provar o quanto ama e deseja servir a Deus.
Cortesia: cortesia, educação e solidariedade são princípios que um DeMolay procura por em prática usando a filantropia, mas somente válida quando é feita com sentimento, colocando o coração naquilo que faz. Os DeMolays têm uma regra que diz:
"Para ser útil à sociedade não é necessário ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay é necessário ser útil à sociedade".
Companheirismo: é ser um amigo leal, tanto nas horas boas quanto nas ruins. O verdadeiro companheiro e amigo é aquele que estende a mão para um Irmão, que está despencando de um abismo, segurá-la. Companheirismo é levar uma chama de amizade no coração, para que, quando um amigo estiver no meio do túnel, ela possa iluminar e mostrar onde está a saída.
Fidelidade: é sempre acreditar em seus ideais e virtudes, mantendo em segredo tudo aquilo que lhe for ensinado. É ser fiel a Deus, à sua Pátria e a seus amigos, seguindo o exemplo de fidelidade de Jacques DeMolay, que preferiu morrer a trair seus Irmãos.
Pureza: é ser um cidadão idôneo, puro de alma e de coração; é sempre estar de bem com a própria consciência. É manter a mente longe de tudo que vá contra os princípios de um bom cidadão.
Patriotismo: é respeitar e defender a nossa Pátria, nosso Estado e nossa Cidade e, além disso, conservar tudo que diz respeito ao patrimônio público, como escolas, asilos, orfanatos e hospitais, que prestam ajuda às pessoas mais carentes de nossa sociedade.

 Graus

Assim como a Maçonaria possui o Corpo das Lojas de Perfeição após as Lojas Simbólicas, a Ordem DeMolay também se divide em dois Corpos. O primeiro, envolve os dois primeiros Graus: o Grau Iniciático e o Grau DeMolay, podendo ser comparado às Lojas Simbólicas. O segundo envolve os graus históricos, filosóficos e honoríficos, que compõe da Ordem da Cavalaria.
Os Graus básicos da Ordem DeMolay são o Grau Iniciático e o Grau DeMolay. Os DeMolays desses graus trabalham em Capítulos. Os Graus da Cavalaria são trabalhados em Priorados (ou Conventos).

[editar Grau Iniciático

Primeiro grau da Ordem DeMolay, onde os DeMolays recém iniciados ingressam quando são admitidos em um Capítulo e refletem sobre a Cerimônia de Iniciação.
O Primeiro Grau DeMolay[3], chamado Grau Iniciático, é baseado nas Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. O ingresso à Ordem exige do candidato ao menos um esboço dessas Sete Virtudes, sendo esse Grau, responsável por esculpi-las e valoriza-las, fazendo com que o jovem as honre e dignifique ainda mais em sua vida diária. É ainda nesse Grau que o jovem possui o primeiro contato com o esoterismo oferecido pela Ordem, através de toda a simbologia embutida na disposição dos objetos dentro da Sala Capitular, nos Oficiais das sessões e em seus paramentos, e principalmente na ritualística que rege as sessões. É durante esse Grau que ocorre o contato de maior valor com a Ordem, pois se define a qualidade que terá o jovem como DeMolay ativo. Portanto, despertar o interesse sobre a Ordem da forma correta é um trabalho delicado e muito importante, para que se tenha resultados dos ensinamentos oferecidos por ela no dia a dia de seus membros, tornando o mundo melhor a sua volta.

 Grau DeMolay

Segundo grau da Ordem, alcançado pelos DeMolays esforçados, que após demonstrarem merecimento e conhecimentos adquiridos na convivência capitular e estudos pertinentes a grau iniciático. A aquisição dos graus varia de acordo com requisitos pré-estabelecidos, tais como idade mínima, tempo decorrido após a iniciação e mérito no cumprimento das tarefas oferecidas pelo grau em que se encontra, antes de receber o grau DeMolay deve-se fazer de cor um exame de proficiência.

 Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda

A Ordem dos Escudeiros Távola Redonda é uma organização internacional, fundada em 1995, patrocinada pela Ordem DeMolay, feita para crianças, do sexo masculino, entre sete e doze anos, buscando auxiliar a criança na construção de seu desenvolvimento intelectual, visando à formação de um melhor cidadão para o futuro.
O nome “Távola Redonda”, relacionado à lenda do Rei Artur, foi escolhido porque aquela antiga ordem possuía os mais elevados ideais de serviço, perfeição, camaradagem e igualdade entre os Cavaleiros. Dessa forma, a lenda é usada como ferramenta lúdica para o desenvolvimento pedagógico de suas cerimônias e objetivos.
A Távola de Escudeiros é o nome dado à unidade de cada agrupamento de escudeiros. (Ex: Capitulo, Loja, Bethel, Assembléia). Por ser cada Távola um apêndice do Capitulo que a patrocina, a mesma deve levar, obrigatoriamente, o nome do Capitulo patrocinador. Cada Távola possui uma administração própria, composta de cargos que são ocupados pelos Escudeiros.
O propósito da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda é contribuir para que as crianças, ao chegar a sua adolescência, assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do CARÁTER, ajudando-as a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis à comunidade, de forma autônoma e consciente.
Os princípios que alicerçam a Ordem dos Escudeiros são:
  • Sabedoria;
  • Verdade;
  • Justiça.
Os métodos utilizados pela Ordem dos Escudeiros caracterizam-se pelo conjunto dos seguintes pontos que orientam o trabalho educativo desenvolvido com as crianças:
  • Promessa de ser um melhor filho;
  • Cerimônias Ritualísticas;
  • Vida em equipe;
  • Atividades Progressivas, atraentes e variadas.
  • Desenvolvimento pessoal com orientação.
  • Aprender fazendo.

 Ordem da Cavalaria

Brasão da Ordem da Cavalaria
Os Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay, mais conhecidos como Ordem da Cavalaria, são uma organização complementar da Ordem DeMolay cujo objetivo principal é o aprimoramento moral e filosófico de seus membros, que se reunem em Conventos (SCODB) ou Priorados (SCODRFB). A admissão é concedida a DeMolays que tenham 17 anos ou mais e receberam o Grau DeMolay ao menos 6 meses antes da Investidura, o nome dado à Iniciação a esta Ordem.
O primeiro Convento foi fundado em 27 de outubro de 1947 e a primeira Investidura ocorreu em 10 de janeiro de 1948 em Kansas City, Missouri, EUA. Enquanto no Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil existem 11 graus, no Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil existem 2 graus, que são os mesmos que foram trazidos ao Brasil em 1993, quando o primeiro Convento brasileiro foi fundado, no Rio de Janeiro.






 Como participar da Ordem DeMolay

Vista Interior do Capítulo DeMolay Guardiões de Mogi das Cruzes/SP
Para que um jovem participe da Ordem DeMolay, é preciso que o mesmo seja indicado por um membro ativo da Ordem ou um Sênior DeMolay ou um Mestre Maçom, todos devidamente regulares em suas potências. O jovem escolhido deve ser destaque no meio onde vive e preencher as seguintes características necessárias:
  • Ter entre 12 anos completos e 21 incompletos;
  • Possuir, ao menos, grande maioria das virtudes defendidas pela Ordem;
  • Sendo indispensável que creia em um ser superior (independente de religião);
  • Ser indicado por um membro ativo do Capítulo (Unidade administrativa da Ordem);
  • Ser uma pessoa de caráter e ética;
  • Todos os Demolays e todos os membros do Conselho Consultivo aceitem sua entrada;
Os candidatos ao ingresso na Ordem DeMolay não são escolhidos aleatoriamente. Passam por um rigoroso processo de seleção no qual o candidato é avaliado em vários aspectos. Em caso de aprovação, ele será iniciado. Caso contrário o candidato não será iniciado mas existe a possibilidade de posteriormente realizar uma nova tentativa. Ele será informado se iniciará ou não. O motivo de uma não aprovação não é informado.

 Alguns DeMolays famosos

Internacionais:
  • Bill Clinton - Político 42º Presidente dos Estados Unidos
  • Burl Ives - Cantor Folk
  • Carl D. Albert - Político Porta Voz Casa Branca (1971-77)
  • Cecil D. Andrus - Político Governador do Idaho (1971-77, 1987-95), Secretario do Interior dos E.U.A(1977-81)
  • Dean Spanos - Dono do The San Diego Chargers(Time de Futebol Americano)
  • Frank Borman - Foi o comandante da Apollo 8, primeira missão orbital a Lua em 1968, tendo recebido a primeira medalha de honra espacial do congresso
  • Harold Schafer - Filantropo e Homem de Negocios Fundador da Gold Seal Company
  • Henry M. Jackson - Político Senador Americano (1953-83)
  • John Wayne - Premiado ator Norte-Americano
  • Mel Blanc - Dublador "O homem de 1.000.000 de vozes" (Pernalonga,Patolino,Hortelino, etc ...)
  • Neil Armstrong - Astrounauta, comandante da missão Apollo 11. Famoso por ser o primeiro homem a pisar na Lua
  • Reubin O'Donovan Askew - Político 37º Governador da Flórida (1971-1979))
  • Walt Disney - Cartunista , Cineasta, Diretor

Brasileiros:

Entre diversos outros homens de negócios, juízes, banqueiros, pessoas de alto nível social e moral.

Fotografias

Anexo:Lista de DeMolays

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Este anexo ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde junho de 2008).
NomeNasc.Falec.Descrição
Frank Sherman Land18901959Fundador da Ordem DeMolay
Carl D. Albert19082000Político Porta Voz Casa Branca (1971-77)
Cecil D. Andrus1931----Político Governador do Idaho (1971-77, 1987-95), Secretario do Interior dos E.U.A(1977-81)
Reubin O'Donovan Askew1928----Político 37º Governador da Flórida (1971-1979)
John S. Bailey1929----Soldado, Educador Internacional
Walter "Red" Barber19081992 Jornalista Esportivo
E.P. Baruth19061995Tecnico Universitario
Robert Lee Beck1936----Dentisa, Medico, Atleta Olimpico
Mel Blanc19081989Dublador "O homem de 1.000.000 de vozes" (Pernalonga,Patolino,Hortelino, etc ...)
Frank Borman1928----Astronauta Comandande da Apollo 8, CEO da Eastern Airlines (1975-86), recebeu do Congresso Americano a Medalha de Honra Espacial
Vance D. Brand1931----Astronauta
Floyd A. Cailloux19131997Homem de Negocios
Carroll A. Campbell, Jr.19402005Político Governador do Sul da Carolina (1987-95)
Curtis L. Carlson19141999Filantrópo
Mel Carnahan19342000Político Governador do Missouri (1991-2000)
Bill Clinton1946----Político 42º Presidente dos Estados Unidos
Gary Collins1938----Ator Participou do Filme (A[ertem os Cintos,O Piloto Sumiu 1)Airport (1970)
Walt Disney19011966Cartunista
Lee S. Dreyfus1926----Educador e político Governador de Wisconsin (1979-83)
J. Robert Duncan1942----Homem de Negocios, Aviador
Buddy Ebsen19082003Ator "Jed Clampett in The Beverly Hillbillies"
Roy E. Fitzgerald19071999Homem de Negocios, Filantropo
Raoul L. Frevel1951----Homem de Negocios, Líder Maçônico
David Goodnow1940----Apresentador de Telejornal
Paul Harvey1918----Apresentador da Radio ABC Recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade
Mark Hatfield1922----Político Governador do Oregon (1959-67), Senador Americano (1967-97)
Burl Ives19091995Cantor Folk
Henry M. Jackson19121983Político Senador Americano (1953-83)
Brereton C. Jones1939----político
Harmon Killebrew1936----Jogador de Baseball profissional, Homem de Negocios
Richard King1938----Ex-Presidente do Rotary International
Elmer Lower1913----Jornalista, Executivo da Midia
Bob Mathias1930----Atleta Olimpico, político
Tom Osborne1937----Atleta, Tecnico e político
Walter C. Ploeser19071993Homem de Negocios, político
Karl Reed19112000Homem de Negocios
Pete Rose1941----Jogador de Baseball
Ronald W. Roskens1932----Educador, Pesquisador, Administrador
David Gray Ross1935----Juiz
James Nicholas Rowe19381989Coronel do Exercito Americano Vietnam POW, Autor de "Five Years to Freedom"
Harold Schafer19122001Filantropo e Homem de Negocios Fundador da Gold Seal Company
Lance P. Sijan19421968Capitão da Força Aerea Americana Ganhou a Medalha de Honra
Alex Spanos1923----Dono do The San Diego Chargers(Time de Futebol Americano)
Dean Spanos1950----Homem de Negocios, Líder da Comunidade
John Steinbeck19021968Ganhou o Premio Pulitzer e o Nobel de Literatura
Fran Tarkenton1940----Jogador de Futebol Americano, Homem de Negocios
Larry Wilcox1947----Ator, Homem de Negocios
Vincent Damon Furnier "Alice Cooper"1945----Cantor de Rock
James C. Wright, Jr.1922----político Porta Voz da Casa Branca (1987-89)
José Carlos da Costa Araújo "Zé Carlos"19622009Jogador de Futebol Profissional, Goleiro do Flamengo,Cruzeiro, Vitória e da Seleção Brasileira de Futebol
"Dante" Guimarães Santos do Amaral1980----Jogador da Seleção Brasileira de Voleibol
Ernest Borgnine1915----Ator
Gilberto Amauri Godoy Filho "Giba"1976----Jogador de Volley
Jorge Wagner Góes Conceição Jorge Wagner1978----Jogador de Futebol Profissional
Mark Calaway "Undertaker"1965----Ídolo americano, wrestler de maior destaque da World Wrestling Entertaiment, múltiplas vezes campeão mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.