segunda-feira, 23 de maio de 2011

Yaron Lichtenstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Yaron Lichtenstein: Sakin Stira Mehatzad Im Hazara
Yaron Alexander Lichtenstein (em hebraico: ירון ליכטנשטיין), nascido em 1953, na cidade de Rehovot, Israel, pratica o Krav Magá desde o final de 1967 e foi um dos dez primeiros alunos a receber de Imi Lichtenfeld a faixa preta. Possui o título de Grão-Mestre em Krav-Magá (Dan 9), atestado por documentos e diplomas [1]. Atualmente divulga, ensina e forma instrutores em diversos países, por meio da Escola Bukan de Krav Maga, sendo um nome de grande importância no mundo das artes marciais.


2 comentários:

  1. O InícioAs artes marciais não exerciam forte atração no jovem Yaron e, antigamente, não existiam mais do que quatro dojos de artes marciais em Israel. O próprio termo 'arte marcial' era estranho ao hebraico, sendo normalmente utilizado o termo 'judô' no dia-a-dia. O interesse de Yaron em procurar um dojo surgiu da busca em aprender a pular o mais alto possível e foi a técnica dos chutes voadores que o levou para o dojo de Imi, no final de 1967 [2].

    Yaron costuma se definir da seguinte maneira: "Eu sou apenas um estudante de Imi pelos últimos quarenta anos". [2]

    O dia em que o Krav Magá foi batizado: uma visão de YaronYaron relata que em agosto de 1970, aguardava o início da aula no antigo dojo de Imi, localizado na Rua Trumpeldor, nº 26, na segunda maior cidade israelense, Tel Aviv, e ficou muito surpreso quando Imi chegou acompanhado de seus amigos da Associação de Judô e Eli Avikzar, o primeiro discípulo de Imi.
    Após entrarem no dojo, Eli pediu para Yaron dar uma olhada no novo cartaz que estava na entrada, no qual, ao invés do termo "Defesa Pessoal" do cartaz anterior, estava escrito "Krav Magá". Ao voltar para dentro, Yaron perguntou acerca do cartaz e Imi respondeu:
    - De hoje em diante, não seremos mais chamados de "Defesa Pessoal", mas de "Krav-Magá - Arte Marcial para defesa pessoal".[3]
    [editar] Guerra de Yom KipurNo ano de 1973, quando estava em serviço para o exército israelense, Yaron lutou na Guerra de Yom Kippur, sendo gravemente ferido e capturado pelos egípcios. Sendo torturado por diversas vezes, ele credita sua sobrevivência a esse período ao Krav Magá.

    Escola Bukan de Krav MagáEm 1977, com o apoio de Imi, Yaron fundou a Escola Bukan de Krav Magá, na cidade israelense de Rehovot[4].

    ResponderExcluir
  2. Livros publicados- Krav Maga - Madrichh Lehagana Atzmit - Guia para defesa pessoal (140 páginas, capa dura) - publicado em Israel (hebraico) em 1988. Foi o primeiro livro escrito sobre Krav-Maga e se tornou o manual de Krav-Maga e defesa pessoal das forças de segurança israelenses [5].

    - Krav-Maga - Haotzma, Hamistorin, Haemet - A força, o mistério, a verdade (240 páginas, capa dura) - publicado em Israel (hebraico) em 1994, é um complemento do primeiro livro [5].

    - The Book of Krav-Maga - The Bible (496 páginas, capa dura) - publicado no Brasil (inglês) em 2007, tem a co-autoria de Rotem Lichtenstein, filho de Yaron, apresentando quase 1500 fotos e desenhos. É um desenvolvimento dos dois primeiros livros [5].

    Diploma 9º DanEm 1994, Yaron recebeu o diploma de faixa preta 9º Dan, diretamente das mãos de Imi Lichtenfeld, criador do Krav Maga. Esse é o mais alto grau concedido por Imi.

    Krav Maga - Diploma 9 dan Yaron Lichtenstein Este artigo sobre uma pess

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.