quarta-feira, 29 de junho de 2011

DAIDO JUKU



Todos sabemos que o DAIDO JUKU é uma junção da vários estilos de artes marciais tais como Judô, karate, jiu-jitsu, Muay Thai, kickboxing, Wrestling e ate mesmo sambô. É importante estabelecer diferenças entre o Daido Juku e o MMA (mixed marcial arts).

As duas modalidades são semelhantes no que se diz ao treinamento físico e tecnico, pois envolvem bases de trocação em pé, projeções,rasteiras, quedas e finalizações no chão.Porém, as duas modalidades se diferem no objetivo final do ensino, o qual está íntimamente ligado aos princípios do Budo Japonês.

O Kudo Daido Juku, graças ao mestre Azuma, foi qualificado, por uma comissão avaliadora no Japão, como uma arte marcial japonesa OFICIAL enquadrada nos sagrados princípios do Budo.

 Ou seja, contrariamente à ideia corrente, o Kudo Daido Juku não é somente a repetição direta da prática das artes marciais tradicionais (karate, muai thay,judo e jiu-jitsu). É sim um conceito moderno que visa uma formação global do homem, intelectual e física, através das disciplinas tradicionais de combate; sendo que o “budo” é o termo geral que abarca o conjunto dessas disciplinas.

Sensei Azuma criou um BUDO híbrido, não restrito às fronteiras de um único estilo, que utiliza técnicas de várias artes marciais, especificamente, ao tempo de sua criação em 1980: Karate e Judô. No final dos anos 80 e início dos anos 90 o estilo começou a incorporar várias técnicas do Boxe, Jiu Jitsu, Sambô e outras artes marciais, afinando cada técnica para o uso no Daido Juku.

  
Fiel à sua filosofia (Daido-Mumon), o Kudo Daido-Juku não se limita a um estilo de combate. É o Budo ( caminho marcial )praticado sem limites ou barreiras, com uma mente aberta e com elevados valores morais e espirituais. Aproximando-se ao máximo da luta real.A essência do Daido-Juku resume-se na seguinte máxima: "O Grande Caminho não tem limites" (Daido-Mumon).



A Etiqueta, Conduta,Disciplina, nome das tecnicas em japonês, materiais de proteção para preservar a integridade fisica do aluno, tudo isso diferencia o treinamento do Daido Juku do MMA. Embora o fundamento tecnico tenha semelhanças, o objetivo do treinamento é diferente, visa a evolução interior do praticante para que o mesmo seja útil a sociedade.


E hoje estamos muito preocupados com a integridade física dos alunos dos quais praticam o Daido Juku, pois como sabemos, mais de 90% dos praticantes de artes marciais não esmeram participar de eventos ou competições, mas sim só o fato de treinar uma arte marcial já corresponde seus objetivos, e diante disso, colocamos a didática de ensino da educação física para fazer um "eixo" lúdico de aulas, separando assim aqueles que querem competir, dos que querem treinar forte e dos que apenas querem fazer um treino físico marcial. Fazendo assim uma aula de interesse individual, mas forçando a auto-superação.

 


FONTE: MESTRE RESPONSÁVEL PELA ARTE NO BRASIL

Um comentário:

  1. Agradeço a ao amigo marcialista Fernando de Almeida pelo envio do material que possibilitou a publicação do artigo sobreo DAIDO JUKU!
    OSS

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.