domingo, 22 de janeiro de 2012

Entrevista com Jean-Baptiste Monge, Parte 1



Entrevista com Jean-Baptiste Monge, Parte 1

Eu conheci a incrível Monge Jean-Baptiste como um amigo on-line mais de um ano atrás.Eu já estava bastante familiarizado com sua fantasia lindamente prestados e inspirador e ilustração temática das fadas através de seus livros, incluindo o Dia das Bruxas (1997), Baltimore & Redingote (1999), À la Recherche de Féérie tome 1 e tomo 2 2002 e 2004, respectivamente ) e Celtic Faeries (2007). Todas as quais são imensamente popular na sua França natal. Enquanto as obras de Jean-Baptiste são preenchidos com tão muito charme, admiração e encantamento como o grande sucesso "Gnomos" por Rien Poortvliet e "Fadas", de Brian Froud e Lee Alan, nenhuma editora EUA ainda não foram espertos o suficiente para encaixá-los até e re-publicou em Inglês. Esperemos que, para o benefício de todos os amantes da grande ilustração e arte de fantasia, essa situação será sanada algum dia em breve!


Jean-Baptiste Monge nasceu 11 de junho, 1971 em Nantes, França. Depois de 15 anos na Bretanha, ele decidiu continuar a sua aventura em Montreal, Canadá, onde ele está atualmente trabalhando em projetos para a Sony Pictures e da indústria de jogos. Nota : a entrevista a seguir foi editado de uma questão de clareza. Mal consigo falar francês, e apesar de Jean-Baptiste Inglês é muito bom, alguns ajustes gramaticais foram feitas aqui e ali ao mesmo tempo que todas as tentativas para manter a sua voz e intenção. 



JGO: Muito obrigado pela generosidade de nos dar seu tempo para esta entrevista JB!Primeira pergunta, que tipo de arte-educação que você recebeu?

JBM: Ai, eu não era um bom aluno e meus pais não eram ricos. Eles não têm os meios para colocar-me através da escola que eu queria participar. Se eu tivesse a chance que eu teria escolhido uma escola de animação em Paris (les Gobelins). A verdadeira história é que eu aprendi sozinho. Saí da faculdade cedo e um anúncio gráfico e da escola em Nantes me aceitou em sua classe, graças à minha carteira não, minhas notas boas na faculdade!Passei dois anos estudando lá, mas eu não aprendi o que eu realmente queria, então eu novamente à esquerda e começou a trabalhar em publicidade. Não foi muito emocionante, mas eu acho que aprendi muito sobre como trabalhar profissionalmente durante esses tempos. E então eu conheci Erle Ferronniere (co-autor dos livros de Halloween e la Recherche À Féérie de Tomo I & tomo 11 ), com quem compartilhei uma grande aventura, e eu comecei a fazer o que eu realmente queria fazer com minha carreira.



JGO: Você poderia nos falar sobre alguns dos artistas que te inspirou ao longo dos anos?

JBM:. Existem tantos artistas que têm e continuam a inspirar-me Quando eu era menino eu leio Tio Patinhas, Disney sempre me fez sonho! Foi a minha primeira inspiração verdadeira.Eu cresci e li Tolkien que me fez perceber que o universo que eu tinha na minha cabeça existe e que era possível para criar um mundo com minha imaginação. Quando eu tinha 14-17 anos de idade, em minha adega dos pais, havia livros do Edgar Rice Burrough (John Carter, Tarzan). Eu os li, é claro, mas sobretudo para as capas tinham que foram pintados por Frank Frazetta. Na mesma época eu descobri o livro "Fadas", de Brian Froud e Alan Lee (eu não era capaz de comprá-lo porque era em Inglês e eu não li muito bem)! Eu amo a linha de Alan Lee, perfeito eu diria! E ao estilo de Brian Froud é ainda mais louco do que Alan.Encontrei tanta inspiração! E, em seguida, houve Cristal das Trevas! Tão incrível!






Foi difícil encontrar livros que eu realmente gosto, porque não havia internet. Todos os livros que eu queria estavam em Inglês, e eu não poderia imaginar que havia tantos na verdade! A partir da idade de dezessete anos eu continuei lendo e descobri tantos artistas: Os pintores pré-rafaelitas e dos pintores pompiers com o meu amigo artista Erle Ferronniere; JW Waterhouse, Gerome, Gustave Doré, João Bauer, Edmund Dulac, Arthur Rackham, e Alphonse Mucha. Descobri a arte de Norman Rockwell (meu Mestre segundo após Disney), Leyendecker, Haddon Sundblom, Rien Poorvliet ... a lista nunca vai acabar nunca! Mas hoje, eles são tantos que eu tenho certeza de esquecer alguns, meus amigos franceses: Pascal Moguérou, Erle Ferronniere, Olivier Ledroit todos os artistas muito talentosos, mas também Inglês e americanos como John Howe, Bonner Paul, James Gurney, Lynch PJ, James Browne, o mundo da Pixar, Dreamworks, Disney ... Todos eles dão o strengh para ir adiante. tenho sido completamente subjugado pela Disney "Tangled" e "How to Train Your Dragon" (Dreamworks). Eu adoro ser surpreendido assim! Quanto mais eu vou, mais eu encontrar outros artistas talentosos que têm sua própria percepção, e isso me faz experimentar coisas diferentes. Eu ainda estou aprendendo, na verdade! Eu sou como Jack Skellington de Tim Burton: Eu quero saber e eu quero entender como cada coisa é feita. É a minha maldição e meu fardo.






? JGO: O que mais te inspira como artista

JBM:. Paisagens e humores primeiro (chuva, neve, nevoeiro), o clair-obscurs, o momento antes do amanhecer 
Em segundo lugar, árvores, floresta mesmo que não há muitos em minha imagens - é realmente inspirador. Animais, pessoas, arquitetura e everythings que compõem o mundo.Estou sempre olhando para as pessoas na rua (por vezes olhando, o que, devo confessar, pode ser muito assustador para quem está sendo olhado!) Minha mãe sempre disse para não olhar as pessoas assim, mas na verdade, é uma inspiração! Eu posso encontrar aparência, recurso, algo para imitar, ... eu adoro isso. Eu prefiro os homens velhos com o rosto enrugado, corado e escarpadas. Eu nunca sketch na rua, eu mantenho tudo em minha mente e então eu sonho muitas vezes do que eu vi, e eu crio novos personagens.




JGO: O que os médiuns ou programas que você usa para criar a sua arte?

JBM: eu sou um pintor tradicional. É completamente novo que eu uso digital de fato. Eu uso mídias digitais para o trabalho conceito (videogames e filmes). É mais rápido e mais conveniente trabalhar e modificar os personagens assim. Eu comprei um Cinitiq quando Brian Pimental da Sony Pictures Animation pediu-me para trabalhar em seu projeto em 2009. Por enquanto o projeto está do lado, mas espero que ele vai mudar ;-) É um projeto realmente merece, na minha opinião.


Para o meu trabalho tradicional, eu uso aquarela com guache branco para adicionar destaques em papel aquarela (Laungthon. .. meu papel favorito), ou às vezes tintas acrílicas (não em tubo - Eu odeio acrílicos tubo, a textura é tão plástica para mim) ou óleo sobre papel tela. Tudo depende do que eu quero fazer. Primeiro faço um esboço ou vários esboços com carvão vegetal. Quando eu chegar ao desenho que eu mais gosto eu transferi-lo para a tela e eu adicionar a cor. Eu sou um homem curioso, eu toco evreything e eu tento de tudo.No momento, estou trabalhando em digital - só para mim, para aprender. O conselho Cintiq é uma ferramenta fantástica. Eu aprendi como usar Zbrush. Eu acho que uma boa ferramenta. Eu não sou tão rápido como eu quero, mas eu começar a criar coisas e é bastante agradável Pode ser uma vantagem para alguns arte conceitual. Algumas pessoas preferem ver o trabalho em 3D, mas alguns não. Quando eu crio um personagem 2D eu sei como imaginar ele em 3D e eu posso mostrar-lhes o seu volume são com o programa. Para que eu possa explicar-lhes que a minha visão é mesmo o que eu mostrar-lhes é simples.Um esboço rápido do Zbrush pode dar-lhes uma boa visão de volume em 3D. É também um trunfo para a criação de uma imagem. Eu sculpt quando tenho uma dúvida com a perspectiva e então eu escolher o melhor ângulo para compor a minha imagem.

JGO: Você começar a desenhar seus personagens com algo específico em mente, ou fazer seus personagens evoluem à medida que atraí-los?

JBM: Meus personagens evoluem como eu desenhá-los. Mas eu adoraria ter uma mente mais organizar para que eu pudesse construir uma imagem que nunca se altera a partir do momento que eu começar até o fim. Quero dizer que seria menos esportiva! Sigh - Eu nunca estou satisfeito Então eu mudar, apagar algum dia eu desistir, começar de novo e dar de novo e começar de novo até que eu me sinto e ouço os vivos imagem! Para o porco puxando o alambic Eu sabia que tudo estava acabado quando ouvi o som da chuva caindo na lama.






JGO: Que tipo de referência que você usa ao criar designs seu personagem?

JBM: Tantas! Primeiro, para 80%, é muita imaginação, mas para o resto eu acho que posso nos livros dos artistas que eu amo ou a internet (sooo conveniente, a datas são muito grandes), as fotos que eu tomar. Normalmente, eu coloquei pequenos pedaços de minha referência e eu re-organizá-los. Por exemplo, para os rostos do meu caráter eu tenho algumas fotos que eu uso para a cor da carne. Porque normalmente, as formas dos rostos vêm de minha imaginação, o que eu faço caretas em um espelho ou eles vêm de pessoas que encontro na rua. Eu particularmente apelar para minha memória. Eu começo uma ilustração sentado à minha mesa grande em branco e eu terminá-lo no mais ínfimo canto dela (para o melhor às vezes eu terminá-lo em meus joelhos), porque até o final de minha mesa que parece um montanha de livros que eu usei como referência. Essa é a diversão!Costumo colocar em um filme escolhido com cuidado em segundo plano para definir o humor, e eu ouvir música diferente (os caciques, instrumentais ...).








JGO: Que parte da concepção de um novo personagem é o mais divertido? Que parte é a mais difícil?
 
JBM: A mais divertida: o esboço! Encontrar a pose, a idéia é realmente divertido. É o melhor momento que eu prefiro porque é tão vivo. E depois que eu encontrar o prazer em criar as texturas que são encontradas nos detalhes do meu trabalho. Os detalhes dos rostos e roupas de pessoas pouco, os animais, eu seria capaz de passar horas e horas para encontrar a cor perfeita com o tom perfeito e leve da pele, um pano, um sino, um schnoze grande (eu aprendi esta palavra em Baltimore ^ ^) de um goblin que aprecia um pouco de uísque bom. Alguns dirão que eu sou um tipo de geek ... certeza de que eles são tão bem!


O mais difícil: conhecer muito forte quando eu tenho que parar antes de ir muito longe para fora antes que seja tarde demais e que a ilustração é perdida para mim. Eu não estou tão confortável com a organização de grandes cenas: decoração com grandes personagens. Eu tendem a preferir pouca cenas íntimas. Eu gostaria de ter muito tempo para trabalhar nele.Infelizmente, a realização de um livro não me dá a oportunidade.


JGO: Existem projetos de caráter que você tem feito que são seus favoritos?

JBM: Dunlee Darnan, a capa do Celtic Faeries, a ilustração que ganhou o prêmio de prata em Spectrum 16. O porco que está puxando o alambic sob a chuva, Man Whiskey, 
Ragnarok le grand Dragão, que tem sido, infelizmente, mal impresso no livro. O óleo original é realmente cheio de detalhes, mas no livro, parece que é uma qualidade ruim guache.



JGO: Quem são alguns dos seus designers personagem favorito que estão trabalhando hoje?

JBM: Um monte, como de costume! Iain McCaig, os caras da Oficina Weta (Paul Tobin ...), 
Peter de Sève, Aleksi Briclot, Nicolas Marlet que trabalhou para Kung Fu Panda e How to Train Your Dragon (Dreamworks), Alan Lee, é claro, Chris Sanders ( Lilo e Stitch ...), Glen Keane (Tarzan, Pocahontas, A Pequena Sereia), Jin Kim (Tangled) ... etc etc etc Eu gostaria de saber todos os eles em pessoa. 


Entrevista com Jean-Baptiste Monge, Parte 2

Continuamos com a segunda parte da nossa entrevista com o ilustrador francês nascido, designer de personagens e artista conceito Jean Baptiste Monge . Parte 1 pode ser encontrado aqui . Nota : a entrevista a seguir foi editado por uma questão de clareza. Mal consigo falar francês, e apesar de Jean-Baptiste Inglês é muito bom, alguns ajustes gramaticais foram feitas aqui e ali ao mesmo tempo que todas as tentativas para manter a sua voz e intenção.




JGO: Quais projetos você está trabalhando atualmente?

JBM: Estou preparando um novo livro para um editor francês (Le Lombard): Faeries nórdicos, contos de Inverno. Eu amo neve. O projeto também serviu como uma boa desculpa para eu vir para o Canadá. Eu sempre tive uma paixão por paisagens nevadas. Não há nada mais mágico e encantador do que uma caminhada de manhã cedo, quando se acabou de nevar.



Também estou trabalhando para ampliar o alcance dos meus serviços para oferecer um trabalho conceitual e design de personagens para a indústria de entretenimento, incluindo filmes, animações e jogos de vídeo. Montreal é um bom lugar para isso. E, é claro que eu também estou continuando a trabalhar na minha nova empresa, o Sr. Dumblebee , adaptando as minhas fotos em novos produtos derivados. Por último, mas não menos importante, há uma chance de que o meu universo gráfico será adaptado para o cinema em animação. Desculpe, mas no momento não vou dizer mais! Só que eu mantenho meus dedos cruzados.



JGO: O que você não fez ainda como um artista que você ainda gostaria de fazer?

JBM: O que eu gostaria é de realmente entrar no mundo da animação e de participar com uma equipe para criar um projeto do início ao fim. Seria definido no maravilhoso de 1900, em Londres. É algo que tenho em mente desde há tantos anos.



JGO: Você já tem "bloqueio criativo"? em caso afirmativo, como você superá-lo?

JBM: Oh sim, eu faço, eu tenho medo sim! E muito! Geralmente, é por continuar a trabalhar através de um projeto e teimosia pura que eu poderia superá-lo. 
Vou te dar um exemplo: o meu Ragnarok dragão grande. Eu era como Penélope, esposa de Ulysse, eu desfazia a cada noite que eu tinha feito no dia anterior, mês após mês. Eu finalmente manged para terminá-lo em apenas uma noite, depois de uma grande noite com um amigo bêbado Illustrator, Pascal Moguérou . Eu poderia muito bem perdeu completamente, mas eu tenho que acreditar que naquela noite, que tinha sido tão bom, também, sem dúvida tinha algo de mágico sobre ele! Se eu tenho um defeito que também pode ser uma qualidade (de ativos), é teimosia.


JGO: Você pode nos contar sobre uma das mais importantes lições que você aprendeu com um colega artista?

JBM: A lição mais importante que aprendi foi quando eu estava começando a trabalhar com meu amigo Erle Ferronniere . Aprendemos que um do outro: é trabalhar muito e não tenha medo de gastar uma grande quantidade de tempo em um projeto. Eu continuo a aplicá-la. 
"É com o tempo que desenvolvemos o nosso próprio universo" Norman Rockwell costumava dizer que quando era jovem. Era difícil encontrar idéias para suas ilustrações, mas com o tempo, percebeu que ele nunca teria tempo para pintar tudo o que ele tinha em mente!

JGO: Você pode nos contar sobre uma das mais importantes lições que você aprendeu em seu próprio país como um artista?
JBM: Bem, eu diria que a teimosia: você tem ou você não. Mas é melhor tê-lo se você quiser seguir em frente e ter sucesso, não desista na primeira dúvida. E se você tiver a oportunidade, partes de um workshop com os amigos. É um ambiente muito rico para a mente.



JGO: O que você acha que é a chave para criar um personagem com "appeal"?

JBM: Para mim, a chave é a imaginação. Comecei a copiar aqueles que eu gostava, mas depois eu fiz minhas próprias imagens. Todos nós estamos sempre sentindo a inspiração de outras pessoas, é normal! Mas o que é magia é a imaginação por trás e por baixo a nossa percepção. Uma cena pode ter milhares de olhares (nas mãos de diferentes artistas), mas poderia ser muito único e especial com grande imaginação. Você pode ser relatora de parecer pobre, mas com boa imaginação o que você desenhar irá atrair a atenção. Você pode ser grande desenhista, mas sem imaginação, o que você desenha é plana e comum.Não há uma receita especial, apenas fazê-lo com o seu coração e convicção.

JGO: Você tem alguma dica adicional, conselhos ou palavras de sabedoria que você poderia dar para um designer de personagem ou artista que está apenas começando sua carreira?

JBM: Claro, Jennifer. Alguns dizem que a ilustração não é um trabalho ... Alguns dizem que é o melhor emprego do mundo: é! não vou enfeitar e ser honesto com vocês. O nosso é um trabalho muito difícil, alguns não podem ganhar a vida dele e deve ter outro emprego para sobreviver. É difícil começar, porque dos fornecimentos, escolas, ... mais e não podem pagar. Eu estava neste caso. Meus pais não podiam me ajudar. Você vai passar por medo, dúvida, depressão, raiva muitas e muitas vezes, porque você vai se sentir como você não pode controlar, e que você vê coisas de outras pessoas é melhor do que seu (sua percepção). Então você tem que ser dura, acima de tudo e pendure sobre não importa o que acontece e você vai descobrir que, finalmente, há também diversão, boas pessoas para atender, orgulho e felicidade! Se você tiver a imaginação é bom porque, na minha opinião, isso é 80% do trabalho e da esquerda 20%, muito importante, é ... trabalhando trabalhando trabalhando, apenas continuar trabalhando e não desistir. Estas são as minhas cinco palavras: curiosidade, imaginação, observação, Trabalho e Reuniões. Isso é tudo gente ;-)Boa sorte para todos vocês e Obrigado por tudo Jennifer.



JGO: Obrigado Jean-Baptiste de tomar o tempo para fazer esta entrevista , e para todos os seus valiosos conselhos e insights que eu sei que vai ser muito inspirador para os nossos alunos e leitores. Esperamos que em breve será capaz de desfrutar mais do seu trabalho aqui na América, e em todo o resto do mundo também! 

Veja mais do trabalho de Jean-Baptiste Monge nos links listados






Todas as imagens neste copyright pós Jean-Baptiste Monge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.