segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

HÉRCULES NO CINEMA

TRANSCRITO DO MELHOR BLOG DO BRASIL SOBRE FILMES ANTIGOS:



O Mitológico Hércules no Cinema e Seus Principais Intérpretes.

Falaremos hoje de um herói que deu inspiração para muitos cineastas (sobretudo os italianos) em produzirem suas aventuras e façanhas no cinema. Falo de Hércules, o mitológico herói dos deuses que deu bastante brecha para estes diretores e, por incrível que pareça, abriu os caminhos para muitos atores “marombados” no fim da década de 1950 e início 1960, quando também se introduziu no cinema o gênero “Sandálias & Espadas”, que eram justamente os épicos que eram gerados de baixo orçamento, que exploravam o máximo do culturismo físico e em um roteiro que exigia exuberante ação física, e estimulantes aspectos aventurescos.

Ao todo, 20 atores já interpretaram o personagem, seja no cinema, na Tv, no teatro, e nos desenhos animados. Entretanto, vamos citar aqui dez deles que foram os mais marcantes no papel, e são eles: Steve Reeves, Gordon Scott, Dan Vadis, Mark Forest, Mickey Hargitay, Alan Steel, Brad Harris, Lou Ferrigno, Reg Park, Kirk Morris.

A HISTÓRIA GREGA.

Hércules era o nome em latim dado pelos antigos romanos ao herói da mitologia grega Héracles, filho de Zeus e da mortal Alcmena. As antigas fontes romanas indicam que o herói grego "importado" veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povos da Itália de Recaranus ou Garanus, e que era famoso por sua força. Enquanto o mito de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, ele também tinha um número de características e lendas que eram marcadamente romanas.

A Mitologia Grega esta repleta de ícones e histórias que muito bem podem suprir anos de produções do cinema, entretanto Hércules foi a escolha de muitos cineastas por causa de suas façanhas, que incluem seus magníficos doze trabalhos. Os deuses eram adorados pelos gregos e adotados pelos romanos que, assim, os batizaram com outros nomes. Logo, entraram no panteon romanus conhecidos por dois nomes diferentes, mas exercendo a mesma função. Ao longo de sua existência, os deuses romanos dominavam os humanos, protegendo-os, destruindo suas vidas, ou mesmo, tomando-os como amantes.

A HISTÓRIA DE HÉRCULES teve início, segundo a mitologia grega, com Zeus, o Pai dos Deuses (Zeus para s gregos, Júpiter para os Romanos), que assim foi escolhido por todos após derrotar Cronos, seu pai. Zeus escolheu sua irmã Hera, a deusa que protegia as esposas e a instituição do casamento, como sua rainha ao seduzi-la transformando-se em um pássaro e voando para seus braços. Ironicamente, Zeus é o personagem infiel mais famoso da mitologia. Entre as dezenas de relações que ele teve está Alcnema, descendente de Perseus, que por sua vez, era filho do próprio Zeus com Danae.

Casada com o guerreiro anfitrião, Alcnema tem dois filhos: Heracles (batizado pelos romanos de Hércules) que era seu filho com Zeus, e Ificles, filho de seu marido.

Prevendo o nascimento de Hércules, Zeus determina que o próximo descedente de Perseus deverá se tornar o rei da Grécia. Com isso, ele manteria o controle no Olimpo e na Terra. Tentando evitar a vitória de Zeus, Hera proclama Eristeu, filho de outra mulher também descendente de Perseus como Herdeiro do trono grego, tendo em vista seu nascimento duas horas antes de Hércules. Mesmo assim, devido ao orgulho de Zeus por Hércules, Hera passa a antagoniza-lo e a tentar destruí-lo.

Sendo filho de Zeus, Hércules cresceu temido e odiado, dono de uma força sobre-humana, mas de paciência bem curta a qual demonstrava fisicamente matando pessoas ou animais, ou destruindo lugares.

Hércules se casou com Mégara e com ela teve dois filhos. Um dia, ele foi tomado por uma loucura causada por Hera e acabou matando seus filhos e esposa, assim sentido remorso pelo ato. Hércules foi até Delfos consultar o Oráculo, que ordenou para ele ser escravo de seu meio-irmão Eristeu, e ficar por 12 anos numa penitência que ele encontraria o perdão. Eristeu era simpatizante de Hera e dela recebeu a ordem de impor Hércules a doze trabalhos muito perigosos, com objetivo de dar cabo do herói, mas isso não aconteceu.

Os Doze Trabalhos são:

1.Matar o leão de Neméia – Hércules o estrangulou.
2.Destruir um monstro de sete cabeças que cuspia fogo – o monstro era a hidra de Lerna, que Hércules matou.
3.Capturar a corça de Gerínia – Hércules a capturou viva, sendo que ela tinha chifres de ouro e pés de bronze.
4.Acabar com um javali selvagem gigantesco – Hércules capturou vivo o javali de Erimanto.
5.Limpar em um só dia o curral do rei Augeasos – Hércules limpou o estábulo que já não havia sido limpo nos últimos trinta anos, e no qual havia três mil bois.
6.Acabar com as aves do lago Estinfale – Hércules matou as aves antropófagas dos pântanos com flechas envenenadas.
7.Capturar um touro louco na ilha de Creta – Hércules capturou o touro vivo, apesar do mesmo lançar chamas pelas narinas.
8.Eliminar as éguas do rei Trácia – Hércules capturou as éguas antropófagas de Diomedes, domando-as.
9.Roubar o cinto de ouro da rainha Hipólita – Hércules conseguiu, após longas batalhas, obter o cinturão de Hipólita, rainha das guerreiras amazonas.
10.Capturar os bois selvagens de Gerião, da ilha de Eritéia – Hércules capturou o rebanho de bois vermelhos, após ter matado Gerião, que tinha três corpos.
11.Roubar as maçãs douradas das ninfas no jardim das Espérides – Hércules recuperou as três maçãs de ouro do jardim, por intermédio de Atlas.
12.Capturar o cão de três cabeças Cérbero, guardião dos portões do inferno – Hércules capturou o cão, que além das três cabeças, tinha cauda de dragão e pescoço de serpente.
Depois de Hércules se libertar de Eristeu, ele se apaixona por Iole e recebe de Dejanira, como presente de núpcias, uma túnica toda ensanguentada (do sangue de um centauro que Hércules matou). Assim que ele a veste, começa a sentir fortes dores e a túnica ficou grudada em seu corpo, penetrando cada vez mais em seu corpo. Hércules não aguenta mais a dor e se joga numa fogueira, mas não acontece nada. Então Hércules pede a um jovem amigo chamado Filoctédes seu poderoso arco e flecha, e desesperado, também o pede que o mate. O jovem atende. Após uma vida de sofrimento, privações, dor e traições, Hércules morre. Satisfeito com as obras e a superação de seu filho, Zeus decide acolhê-lo no Olimpo, a morada exclusiva dos deuses e desfrutar a eternidade, onde o poderoso e imortal herói de força dos deuses se casa com Hebe, a deusa da juventude.


HÉRCULES NO CINEMA

A primeira vez que retratada a história de Hércules foi no filme As Façanhas de Hércules, de Pietro Francisci (1906-1977), realizado na Itália em 1957 mas somente lançada nos Estados Unidos dois anos depois. A produção foi estrelada pelo fisiculturista norte americano Steve Reeves (1926-2000), ganhador de vários prêmios da modalidade, inclusive o Mr. América.

Sem retratar a vida trágica do herói e seu drama vivido através da vontade dos deuses, o filme só enaltecia suas vitórias e imperava pura ação, logo tornou um grande sucesso na Europa e em Hollywood (onde foi dublado), a despeito de ser considerada uma produção B, devido aos cenários precários e à interpretação dos atores que deixava a desejar. No início dos anos de 1960, outros filmes sobre Hércules surgiram, a maioria italiana, que em muitos casos, retratava apenas um homem de força descomunal, podendo ser o próprio Hércules ou o filho dele, e as histórias que nada tinham a ver com a mitologia grega.

OS INTÉRPRETES DE HÉRCULES.


Steve Reeves (1926-2000)

Seu nome verdadeiro era Stephen Lester Reeves, e nasceu em 21 de janeiro de 1926, em Escondido, Califórnia. Seu pai morreu em um acidente quando tinha apenas seis meses de vida. Por curiosidade, o primeiro título de aptidão que Reeves recebeu em sua vida foi como o "bebê mais saudável do Condado de Montana". Reeves passou toda sua infância num rancho, em Montana, onde nasceu. Algum tempo depois, sua família mudou-se para a Califórnia. Alistou-se no exército, onde trabalhava em vagões cobertos e caminhões de carga e, nos tempos livres, em uma academia de ginástica, iniciando assim, seu programa de aperfeiçoamento e modelagem física. Não demorou, e seu corpo desenvolveu-se rapidamente, decidindo seguir profissionalmente a carreira de fisiculturista.

Serviu nas Filipinas durante a II Guerra Mundial, onde contraiu malária. Serviu o tempo restante sob as ordens do general Douglas MacArthur, durante a ocupação do Japão.

Após conclusão do serviço militar, inscreveu-se nos principais concursos de fisiculturismo dos Estados Unidos. Venceu o Mr. Pacific Coast (1947), Mr. América (1947) e Mr. Universe (1950).

Steve decidira ser ator, tanto que viajou para Nova York com o intuito de estudar e, depois, seguiu para Hollywood. Chegando na meca do Cinema, a sorte quase lhe sorriu: Reeves já era relativamente famoso como fisiculturista nos EUA, e já ganhava seus primeiros campeonatos. Com isso, o lendário diretor Cecil B. DeMille (1881-1959), que iniciava seu projeto para uma superprodução bíblica, o clássico Sansão e Dalila, de 1949, indicou o jovem Steve para o papel de Sansão, depois da recusa de Burt Lancaster.

De Mille, um diretor de Hollywood muito conhecido por sua moralidade, respeitabilidade, e profissionalismo, gostou do jovem atleta e iniciante ator, e achava perfeito para o papel, mas os chefões da Paramount o acharam jovem demais para personificar o herói bíblico, e então Reeves foi dispensado. O papel de Sansão foi para Victor Mature.

O auge de sua carreira de ator viria em 1958, quando foi escolhido para interpretar o herói mitológico Hércules, na película Le fatiche di Ercole (As façanhas de Hércules), dirigido por Pietro Francisci, e rodado na Itália. Foi o início de muitas películas em que Steve interpretaria personagens poderosos e destemidos. Embora os críticos difamassem o filme como uma "mitologia atrapalhada", o público amou o filme que estava inaugurando um novo conceito de filme épico, conhecido como "sandálias & espadas", apesar da qualidade inferior de seus cenários, e pela horrível dublagem mal sincronizada para o inglês. Logo, Reeves repetiu o papel em Ercole e la regina di Lidia (Hércules e a rainha da Lídia), em 1959.

AS FAÇANHAS DE HÉRCULES, em verdade, é baseado por sua vez no poema “Os Argonautas”, de Apollonious Rhodios, Hércules (Reeves) é chamado a Iolco para ser o tutor do príncipe Iphitus (o Italiano Mimmo Palmara, nascido em 1928, um rosto característico nos épicos “Sandálias & Espadas”. Ainda vivo e ativo hoje como um membro da cultura da Itália), filho do Rei Pélia (Ivo Garrani). Imediatamente a sua chegada Hércules se apaixona pela leveza e delicada Iola (Sylva Koscina, 1933-1994), filha do Rei.

Muitos anos antes Jasão (Fabrizio Mioni) era o verdadeiro herdeiro do trono de Iolco, mas Pélia, que era seu meio irmão, com a ajuda de Euristeu (Arturo Dominici, 1918-1992), mata seus pais, lança o pequeno Jasão nas corredeiras de um rio e assume o trono.

A única evidência do que realmente aconteceu, está escrito em sangue nas costas do velocino de ouro do Rei assassinado.

Hércules decide enfrentar qualquer obstáculo para conquistar a bela Iola, entre eles acompanhar Jasão, criado pelos Deuses, na perigosa busca pelo velocino de ouro perdido.

HÉRCULES E A RAINHA DA LÍDIA - Hércules, o herói grego, parte rumo a Tebas para ajudar o Rei Édipo a encontrar uma saída democrática e decidir qual de seus filhos herdará o trono. Mas o herói bebe da ''Fonte do Esquecimento'' e perde a memória, ficando prisioneiro da preversa Rainha Onfala (Sylvia Lopez, bela e atraente atriz austríaca prematuramente falecida. Só faria mais duas películas após a produção deste filme, em 20 de novembro de 1959, aos 27 anos de idade. Leucemia), da Lídia.

Ulisses (Gabriele Antonini), ajudado pelo Rei Laerte e os gêmeos Cástor e Pólux, tenta ajudar Hércules a recuperar a memória e assim possa salvar a jovem esposa Íole, que também corre perigo mortal. Novamente, o diretor e roteirista Pietro Francisci adaptou livremente os personagens da mitologia grega, tendo como baseÉdipo em Colona, de Sófocles, e Os Sete Contra Tebas, de Ésquilo. O lendário fotógrafo Mario Bava (que se tornaria também diretor) cuida dos efeitos visuais e de iluminação.


Com isto, Steve Reeves já se firmara como astro absoluto dos filmes "sandálias e espadas", e tornara-se não só uma sensação na Europa, onde esses filmes eram produzidos, mas até mesmo nos Estados Unidos, pois apresentavam heróis musculosos e fortes, enfrentando a tirania de imperadores corruptos, e seduzindo belas e fatais mulheres, o que era novidade para os norte-americanos.
Reeves ganhou fama e fortuna na Europa graças aos filmes que fez, e logo outros "colegas de músculos" estavam seguindo-o, apesar do enredo de tais épicos caírem num conteúdo absurdo, como Maciste contro il vampiro (Maciste contra os vampiros- com Gordon Scott) (1961), Maciste e la regina di Samar (Hércules contra os homens da lua- com Alan Steel), entre outras. Mas foram películas que, embora não agradassem a crítica, agradaram certamente ao público de então.
Quando filmava Gli ultimi giorni di Pompei (Os últimos dias de Pompéia), em 1959, na Itália, a biga em que dirigia bateu-se contra uma árvore, provocando a queda de Steve e ocasionando o deslocamento de seu ombro. Isto pôs uma mudança às suas rotinas mais intensas de exercício, e causou problemas nos anos seguintes. Ainda continuou a trabalhar no cinema até 1968, quando realizou seu último filme, que não foi um épico, e sim um western, intitulado A Long Ride from Hell (Vivo para tua morte). Reeves casou duas vezes. Sua primeira esposa foi Sandra Smith, com quem foi casado entre 31 de janeiro de 1955 a 4 de setembro de 1956, quando se divorciou dela. Em 24 de junho de 1963 casou com Aline Czartjarwicz. Foi uma união feliz. Aline faleceu em 24 de julho de 1989. Reeves não tinha filhos.

Steve Reeves morreu em maio de 2000, aos 74 anos, de linfoma, diagnosticado apenas seis semanas antes de seu falecimento. O corpo de Reeves foi cremado e suas cinzas enterradas em Montana, sua terra natal.


Gordon Scott (1926-2007)

TARZAN nos EUA e HÉRCULES na Europa. Assim ficou conhecido Gordon M. Werschkul, nascido a 3 de agosto de 1926, em Portlaind, EUA. A formação e aprimoramento físico de Gordon Scott (musculação e lutas) tiveram sua origem na Universidade de Oregon.
Com a II Guerra Mundial, tornou-se instrutor da infantaria, no Exército norte-americano, ensinando aos soldados o manuseio de rifles, pistolas e baionetas, além de ensinar também judô e outras modalidades de luta e combate corpo a corpo.


Depois do término da guerra, tornou-se policial. E após sua honorável dispensa em 1947, ele fez de tudo um pouco: bombeiro, vaqueiro, pescador, e por pouco tempo também foi lutador profissional de luta livre. Em 1953, ao trabalhar como salva-vidas em um hotel de Las Vegas, foi descoberto por um grupo de agentes de Hollywood, que notaram o seu biceps de 49 centímetros, além do seu desenvolvido tórax.


Por esta época, os agentes já haviam conduzido 200 testes, com vários atores, na busca de um novo Tarzan para as telas, para substituir Lex Barker. Finalmente, Scott foi escolhido como o novo "Rei das Selvas".


O produtor Sol Lesser (que vinha produzindo os filmes de Tarzan desde os tempos de Johnny Weissmuller para a RKO) deu-lhe um contrato de sete anos, e o nome artístico.

Em 1960, Scott se despediu do personagem após seis longas do personagem de Edgar Rice Burroughs, e resolveu tentar a sorte na Europa, seguindo o amigo Steve Reeves, e onde como ele também desempenhou personagens de heróis fortes e destemidos, entre os quais o próprio Hércules.

Scott interpretou o herói em Hércules, o Conquistador (Ercole contro Molock), produção italiana de 1963 e dirigido por Giorgio Ferroni (1908-1981); e também num piloto para uma série televisiva americana (em parceria com europeus), que infelizmente não decolou, mas que ao ser lançado no mercado de Vídeo Home System (VHS) norte-americano na década de 1980, recebeu o título de Hercules and the Princess of Troy (Hércules e a Rainha de Tróia), de 1965, sob direção de Albert Band (1924-2002), e que tinham de destaque no elenco a bela e prematuramente falecida Diana Hyland (1936-1977), talvez mais conhecida por ter sido namorada do então jovem e estreante John Travolta (que na verdade nunca a esqueceu, sempre foi grato a ela pelo apoio em seu início de sua carreira, pois Diana foi sua professora de arte dramática) – e também de Gordon Mitchell (1923-2003), outro “fortudo” do cinema que também fez carreira em terras do além-mar.

Gordon Scott foi casado três vezes, sendo que uma de suas esposas foi a atriz Vera Miles, que acabou conhecendo durante as filmagens de Tarzan's Hidden Jungle (Tarzan e a Selva Misteriosa-1955). Casaram em 1954 e se divorciaram em 1959. Tiveram um filho, Michael, nascido em 1957. Dos outros dois matrimônios, Scott ainda teve mais dois filhos.

Scott parou de atuar em 1967, com o faroeste The Tramplers (Cinco Túmulos Banhados à Sangue), contracenando com Joseph Cotten. Depois disso, ganhou dinheiro participando de convenções sobre Tarzan e filmes épicos. Em 1994, foi visto ao lado de Steve Reeves, com quem dividia as atenções de fãs, numa convenção de filmes de Maciste e Hércules, nos Estados Unidos.

Participava também de convenções promovidas por Danton Burroughs, neto de Edgar Rice Burroughs sobre Tarzan. Para Danton, Gordon era o melhor Tarzan do Cinema, muito mais próximo da concepção do personagem que o seu avô criara em seus romances, um "homem sensível, articulado e inteligente".

Nos últimos cinco anos de vida, Scott viveu no bairro do Brooklyn, em Baltimore (estado de Maryland), onde fora acolhido por um casal de fãs, os Thomas, que o admiravam como ator e que tiveram a possibilidade de conhecê-lo durante uma viagem a Hollywood. Tristemente, Scott havia perdido os laços familiares, pois assim divulgou para a imprensa o casal Thomas no momento do seu falecimento, "Não Tinha mais Ninguém", já que havia perdido o contato com o resto de sua família.

Gordon Scott morreu em 30 de abril de 2007, aos 80 anos de idade, devido a complicações pós-operatórias de uma cirurgia cardíaca. Nenhum dos sobreviventes da Família Scott estava ao seu lado quando faleceu. Quem estava lá em seus momentos finais fora o Casal Thomas, que ao longo dos seus últimos cinco anos de vida fora o exemplo mais próximo que tivera de uma família.

Dan Vadis (1938-1987)

Nascido em Shangai a 3 de janeiro de 1938, seu nome verdadeiro era Daniel Constantin Vafiadis.
Antes de iniciar sua carreira de ator em épicos “Espadas & Sandálias”, interpretando Maciste, Hércules, e outros heróis de força suprema, Vadis serviu na Marinha Americana, e posteriormente, foi parte integrante do Revue Muscleman, uma turma de rapazes musculosos que se apresentavam nos shows da escandalosa Mae West (1893-1980), nos anos de 1950.
Incentivado por Gordon Mitchell (1923-2003), outro astro dos épicos europeus a atuar nestes filmes, Vadis, ao contrário de seus colegas, atuou também em Westerns Spaghetti.

Fez sucesso na Europa em uma série de filmes, intitulados: Os dez Gladiadores, O Triunfo dos dez Gladiadores e Spartacus e os dez Gladiadores. Protagonizou em 1962 Ursus, o gladiador rebelde, e em 1964, o herói Hércules em O Triunfo de Hércules/Il trionfo di Ercole, em 1964, sob direção Alberto De Martino (nascido em 1929), e no elenco Marilu Tolo, Moira Orfei, e Pierre Cressoy (1924-1980).

Quando os filmes “Sandálias & Espadas” saíram de moda, Vadis voltou para os Estados Unidos, e passou a atuar em papéis menores, cujas produções de Hollywood eram: Cahill, o Xerife do Oeste, com John Wayne, Doido para brigar, louco para Amar e Bronco Billy, ambos estrelados por Clint Eastwood.

Um de seus últimos trabalhos no gênero que resgatava o antigo gênero foi Os Sete Magníficos Gladiadores/I sette magnifici gladiatori, em 1983, onde interpretava o vilão, com os protagonistas Lou Ferrigno e Brad Harris, entretanto estava mais magro, sem sombra do hercúleo homem que era. Dan Vadis morreu em 1987, vítima de intoxicação aguda provocada por etanol e morfina, através de uma overdose acidental, enquanto dirigia seu carro pelo deserto da Califórnia.

Mark Forest (1933)

O Fisiculturista nova-iorquino Lou Degni adotaria o nome artístico de Mark Forest. Nascido em 16 de janeiro de 1933, iniciou seus treinamentos na idade de 13 anos, começando a se exercitar com pesos. Mais tarde, Forest e seu irmão trabalharam com instrutores de Educação Física, e desenvolveram programas de exercícios para eles.

Forest competiu para o título de "Mr. América" e terminou em 27º lugar, um feito notável para um então jovem de 19 anos. Depois, apareceu em algumas performances em night-clubes dos Estados Unidos, exibindo seus músculos, como "A Força Promissora".

Em 1954, ganhou o título de "Mr. Muscle Beach", ou Mr. Praia dos músculos. Forest foi o segundo ator americano, depois de Steve Reeves, a ser recrutado por produtores italianos para estrelar filmes épicos interpretando Hércules ou Maciste. O próprio Forest é descendente direto de italianos, e algumas de suas películas foram feitas em Nápoles, Itália, justamente a área de onde vieram seus ancestrais.

Com um estilo mais calmo de interpretar do que aqueles heróis feitos por Steve Reeves e Reg Park, Forest pareceu deslizar através de seus papéis. Entre 1960 e 1965, Forest fez inúmeros filmes épicos europeus.

Hércules contra os filhos do Sol/ Ercole contro i figli del sole- de 1964, foi um exemplar estrelado por Forest e das muitas produções que nada tinham a ver com as trajetórias do herói de acordo com a mitologia grega. Hércules e seus amigos estão navegando na costa da América do Sul quando têm seu barco naufragado por causa de uma grande tempestade. Socorrido pelo Príncipe Maytha (Guiliano Gemma) e seus fiéis soldados, Hércules, único sobrevivente do naufrágio, se torna grande amigo de Maytha, que lhe informa sobre o tiranismo de Atahualpa (Franco Fantasia, 1924-2002), Rei dos Incas, e seu exílio. Maytha conta também sobre a prisão de seu pai Juasca, verdadeiro rei de direito, e sua irmã Yamara (Anna-Maria Pace), que o tirano pretende sacrificar em tributo ao Deus Sol. Agora Maytha e seu novo amigo Hércules precisam correr contra o tempo pra salvar Juasca e a bela princesa antes do sacríficio.

Hércules e o Leão de Thebas/ Ercole et Leone di Tebe (1965)- Conhecido apenas como O Leão de Tebas, mas exibido em alguns cinemas por aqui com o título de Hércules de Tebas, conta a fictícia saga de Hércules como guardião de Helena de Tróia (aqui vivida por Yvonne Furneaux, de a Doce Vida, de Fellinni).

Após a invasão da cidade de Tróia pelos gregos, a bela Helena consegue escapar e parte para a cidade de Tebas, no Egito. No caminho, é sequestrada por um ambicioso faraó, que decide mantê-la prisioneira até que aceite tornar-se sua esposa. Sua única esperança é Hércules (aqui conhecido como Aryan), seu fiel guarda costas, que enfrentará o exército egípcio para resgatar a mulher por quem é secretamente apaixonado.

Após a conclusão de Hercules e o Leão de Tebas, Mark Forest largou o cinema para estudar Ópera e aperfeiçoar a sua voz. Atualmente, contando com 78 anos de idade, reside em Arleta, sul da Califórnia, onde canta, ensina sobre ópera, e ainda, auxilia aspirantes a fisiculturistas como personal trainer.

Mickey Hargitay (1926-2006)

Nascido a 6 de janeiro de 1926, na Hungria, com 20 anos ele fugiu de sua terra natal para escapar de serviço militar soviético obrigatório, e não havia começado a treinar musculação até chegar ao Estados Unidos, embora viesse ele de uma família de atletas e acrobatas.

Depois de ver a modelagem física de Steve Reeves na capa de uma revista, começou a frequentar a academia.

O futuro Mr. Universo Hargitay, tinha um poderoso magnetismo sobre as loiras platinadas e volumosas, mesmo antes de deixar seu futuro se deslumbrar no amor com Mae West. A ex-rainha dos excessos, em seguida, estrelou um show no Quartier Latin, em Nova York e não hesitou em incluir entre seus extras Hargitay. Foi uma daquelas performances em que ele percebeu Jane Mansfield (1933-1967), um dos maiores símbolos sexuais dos anos de 1950/60.
Mae veio para a mesa perturbar Jane e Mickey quando estavam jantando num restaurante. Jane, que na época era a maior sensação do CinemaScope, não hesitou em responder, referindo-se Hargitay: "Eu quero um bife que é o homem a minha esquerda" .

Seja como for, o casal se casou em 13 de janeiro de 1958 . Sempre sob os auspícios de sua esposa, Mickey iniciou sua carreira no cinema, em Will Success Spoil Rock Hunter? Deliciosa comédia de Frank Tashlin (1913-1972), rolando para a maior glória de Jane Mansfield.

Mickey interpretou Hércules contracenando com Jane em Os Amores de Hércules ou Hércules, o Invencível (Gli Amore di Ercole), em 1960 e dirigido por Carlo Ludovico Bragaglia (1894-1998). Enquanto Hércules viaja, seu povo e sua esposa são mortos pelo rei de Ecalia. Hércules vai então para Ecalia vingar sua morte. Quando lá chega descobre que o rei está morto e que a rainha Dianira (interpretada pela esposa, Mansfield) é quem reina. Ele a salva e se apaixona por ela, mas Dianira está prometida a Acheloo. Agora Hércules tem que enfrentar as conspirações de Licos, as Amazonas, a Hidra e outros monstros. Embora baseado nas façanhas de Hércules segundo a mitologia, é um filme fraco com um enredo bastante cansativo.

Mickey foi o primeiro a receber o prêmio Joe Weider Lifetime Achievement Award. Joe Weider é o co-fundador da Federação Internacional de Bodybuilders (IFBB) e criador do Mr. Olimpia e Mrs. Olimpia. Em maio de 2006, ele recebeu o prêmio Muscle Beach Hall of Fame Award da Muscle Beach Historical Committee. Mickey morreu em Los Angeles em 14 de setembro de 2006, com 80 anos, a partir de mieloma múltiplo. O jornal Los Angeles Times colocou em seu obituário que Hargitay foi um dos grandes responsáveis pela popularização do fisiculturismo e uma influência direta na carreira de Arnold Schwarzenegger.

Alan Steel (1935)

Alan Steel nasceu Sergio Ciani na Itália, em 7 de setembro de 1935. Enquanto muitos atores intérpretes de Hercules foram fisiculturistas americanos, o europeu Alan começou sua carreira atuando como dublê para Steve Reeves, e posteriormente iniciou sua carreira como ator. Em 1964, Alan estrelou Hércules Contra Roma (Ercole contro Roma), e Hercules Contra os Homens da Lua (Ercole e la regina di Samar)

HÉRCULES CONTRA ROMA - Saído da Grécia, Hércules se dirige para Ravenna, Itália, porque um amigo de infância pediu seu socorro: Hercules deve ajudar o imperador romano que está em perigo por causa de uma intriga causado pelo líder dos guardas pretoriano. Dirigido por Piero Pierotti (1912-1970), no elenco despontam a bela Wandisa Guida, e Livio Lorenzon (1923-1971), costumeiro vilão dos “sandálias & espadas”, que faleceu prematuramente em um acidente de carro na Itália.


HÉRCULES CONTRA OS HOMENS DA LUA - Uma nave vinda da lua aterrissa perto da cidade de Samar, na Grécia antiga. Logo, uma raça de aliens cruéis começa a aterrorizar os habitantes e a sacrificar as crianças da cidade. Eles ressuscitam a múmia da rainha Agar (Jany Clair) que, para conquistar o mundo, se tornar a mulher mais poderosa da terra e faz um terrível pacto com os alienígenas. Em meio ao caos, e para ajudar os bons cidadãos de Samar, surge o poderoso Hércules.


Steel atuou no cinema até 1979, depois passou a cuidar de assuntos administrativos. Hoje esta aposentado.

Brad Harris (1933-)

Nascido em 16 de julho de 1933, e St. Anthony, Idaho, Harris recebeu uma bolsa de estudos graças ao seu talento no futebol americano, para estudar economia. Entretanto, acabou machucando o joelho durante uma partida, e foi aconselhado a praticar musculação, onde nasceu daí seu interesse pelo fisiculturismo. Participou de campeonatos e conquistou títulos.


Estreou no cinema como dublê e chegou a trabalhar em Spartacus, de Stanley Kubrick em coreografias de lutas. Com o advento dos épicos europeus, Harris começou a atuar como ator e foi para Itália protagonizar Golias contra os Gigantes, em 1961. Interpretou Hércules em A Fúria de Hércules, em 1962, dirigido por Gianfranco Parolini, que havia dirigido Harris em Sansão e o tesouro do Rei no ano anterior. Na Europa ainda realizou outros trabalhos no gênero, mas também atuou em aventuras e westerns spaghetti, e ainda continua muito atuante no cinema, em participações secundárias.


Como atleta, é um dos mais respeitados nos Estados Unidos, inclusive é membro do Hall Bodybuilding da fama, e do Hall Stuntman, e chegou a inventar uma máquina de exercícios, o "AB-OrigOnals", e é dono de uma empresa, o Modern Body Design, além de participar de muitas conferências sobre o esporte. Aos 78 anos, o ator ainda esta em forma e em plena atividade física, sendo um exemplo de vida e saúde.


Reg Park (1928-2007)

Nascido a 7 de junho de 1928, em Yorkshire, Inglaterra, desde muito cedo demonstrou interesses por exercícios físicos, mas ao conhecer um fisiculturista pessoalmente, Park se interessou a título de curiosidade, quando soube que este mesmo atleta havia levantado pesos na casa de um de seus amigos. Quando deu baixa do serviço militar, em 1948, começou a competir na modalidade.

Após um ano de treinamento duro, Park ganhou o título de Mr. Grã-Bretanha em 1949. Posteriormente, passou seis meses nos Estados Unidos (graças a um presente de seus pais). Lá, ele se encontrou com o promotor Joe Weider , que começou a apresentar o inglês com destaque em revistas de músculos. No ano seguinte, Park foi vice-campeão, perdendo para Steve Reeves em 1950 , no NABBA Mr. Universe amador em Londres, que foi uma disputa acirrada.
Depois de um segundo ano de treinamento rígido, Park quebrou o que tinha sido um monopólio americano sobre fisiculturismo ao conquistar o título de 1951 da National Amateur Bodybuilders Association (NABBA) Amadores de Mr. Universo.

Ele consolidou seu status de superstar ao vencer, em 1958 e em 1965 . Com 1m85 de altura e com peso superior de músculos a 250 quilos, Park foi conhecido pela sua massa muscular e foi um precursor de musculação moderna. Foi também conhecido pela sua força, que ele sempre demonstrou em concursos e exposições. Era capaz de levantar mais de 200 quilos só no supino.


Embora nunca tenha apetecido ao atleta ser ator de cinema, em Dezembro de 1960, Park foi convidado por produtores italianos para estrelar Hércules na Conquista da Atlantida, em 1961, dirigido por Vittorio Cottafavi (1914-1998), onde ajuda um velho amigo, Androclo, o Rei de Tebas (Ettore Manni, 1927-1979) a se livrar das garras maléficas da Rainha de Atlantis, Antinea (Fay Spain, 1933-1983) - e seguidamente no mesmo ano, Hércules no Centro da Terra,do veterano e respeitado cineasta italiano e fotógrafo Mario Bava (1914-1980), onde o mitológico herói vai em busca de sua amada esposa Dejanira (Leonora Ruffo, 1935-2007) no centro da terra onde enfrenta criaturas estranhas, e enfrenta a ira de Rei Lico, interpretado por Christopher Lee.


Fez pouquíssimos filmes no gênero “Espadas & Sandálias” até 1965 (onde interpretou também Ursus e Maciste). Reg Park, que já gozava de status de ator e fisiculturista consagrado, exerceu grande influência sobre o então iniciante Arnold Schwarzenegger, com o qual chegou a competir em algumas oportunidades.


Mesmo em seus setenta anos de idade, Park continuou a treinar clientes no Ginásio Virgin Morningside, sua academia em Sandton, África do Sul. Ele tinha sido destaque em revistas de fitness e musculação, e também apareceu na capa da revista Muscle & Fitness. Ele foi empossado na Federação Internacional de Bodybuilders (IFBB) no Hall da Fama em 1999.

Com sua esposa Mareon com quem estava casado há mais de 50 anos. e seu filho Jon ao seu lado, Reg Park morreu em 22 de Novembro de 2007 em sua casa na África do Sul, depois de uma batalha de oito meses com metástase de melanoma (um tipo de câncer de pele).

Kirk Morris (1938)

Italiano genuíno nascido em 1938, seu nome verdadeiro é Adriano Belini, e trabalhava como gondoleiro nos canais de Veneza quando foi descoberto por um produtor de cinema italiano, que o achou perfeito para desempenhar os heróis mitológicos ao estilo Hércules. Aparentemente, ele era muito parecido com Elvis Presley, fator este ainda mais a chamar a atenção dos produtores.

Morris se distinguia dos outros atores fisiculturistas, que eram americanos e haviam participado de competições da modalidade. Além de italiano (como Alan Steel), Morris não era um atleta de competição profissional, e a sua boa forma física se deveu a trabalhos braçais que andou desempenhando em sua juventude.

Uma cena com Morris suado no seu primeiro filme, O Triunfo de Maciste, em 1961, foi usado em comercial de desodorante na Itália.


Durante dez anos (entre 1961 a 1971), Morris atuou em diversos filmes europeus, sejam épicos ou faroestes italianos. No papel de Hércules, participou da aventura Hércules, Sansão e Ulisses, em 1963, aventura meia tola onde o herói mitológico encontra o herói bíblico Sansão (Richard Lloyd, outro “fortudo”, nascido no Irã) quando o navio em que Hércules e seus amigos acabam naufragando na Palestina, e para salvar a vida de seus amigos presos pelo Rei de Gaza, Hércules é obrigado a capturar Sansão. Destaque para a petitosa Liana Orfei, como Dalila. Escrito e dirigido por Pietro Francisci (1906–1977), que conduziu os dois clássicos estrelados por Steve Reeves (As Façanhas de Hércules eHércules e a Rainha da Lídia), não surtiu um bom resultado, e não conseguindo o mesmo carisma e sucesso das duas produções iniciais.

Tudo que se sabe a respeito de Kirk Morris hoje é que, após a fase cinematográfica, se mudou para os Estados Unidos onde resolveu entrar na área publicitária, mas que ainda atua na área de cinema como produtor de curtas.

Lou Ferrigno (1951)

Lou Ferrigno nasceu em Nova York, a 9 de novembro de 1951. Ficou mundialmente famoso por participar da série de TV O Incrível Hulk. LOUIS FERRIGNO teve uma grave infecção auditiva na infância causando a perda de 85% da audição, tal problema foi descoberto apenas aos 3 anos de idade, quando seus pais notaram que o menino não se interessava por televisão, rádio e etc.

Quando menino, Ferrigno era muito alto e magro, chegando na idade adulta a altura de 1,95m. Quando ainda era jovem seu pai o levou a uma apresentação de fisiculturistas e ficou impressionado.

O jovem Lou comprou revistas de musculação antigas e se debruçava sobre elas por horas a fio, de dia ou de noite, que parecia determinar seu caminho. Na idade de 19 anos, Ferrigno treinou muito, contando com o apoio do pai que se aposentou da força policial de NEW YORK para supervisionar o treinamento dele.



Ferrigno treinou arduamente para o MR. OLYMPIA de 1975 com o objetivo de derrotar Arnold Schwarzenegger, e em seu treinamento a cada levantamento de peso, Ferrigno gritava o nome "Arnold" demonstrando sua intenção de vencer o atual campeão. Ferrigno era o Atleta mais pesado até a data da competição, com 1.95m e 124 kilos.

Infelizmente Ferrigno terminou a competição em terceiro lugar, com a derrota, ficou profundamente abalado, mas continuou os treinamentos se tornando, futuramente Mr. Universo. Quando os produtores saíram à caça de um ator com a estatura certa para encarnar Hulk (o personagem dos gibis criado por Stan Lee em 1962 para Marvel Comics) na série televisiva que o afamou, ele foi a melhor opção.

A série rendeu três longas metragens e 79 episódios no decorrer de cinco temporadas (1977-1982), bem como mais três novos longas posteriores (1988-1990), onde Lou Ferrigno dividia as honras com Bill Bixby (1934-1993), o astro titular da série, que interpretava, o Dr. David Bruce Banner, cujo o alter ego era o Incrível Hulk de Ferrigno.

Em 1983 Ferrigno foi chamado para interpretar Hércules no cinema, cuja produção parecia resgatar as saudosas aventuras “Sandálias & Espadas” de duas décadas antes: Hércules, do diretor italiano Luigi Cozzi, coloca o herói grego num ambiente de ficção científica para resgatar uma princesa raptada. O filme rendeu uma sequencia dois anos depois, do mesmo diretor, Le avventure dell'incredibile Ercole (1985). No primeiro filme, conta com a participação de Brad Harris (ainda em boa forma), como o Rei Augias.

Ferrigno ainda participou de outra aventura ao bom estilo de Hércules, interpretandoum gladiador tentando proteger uma cidade romana da destruição em Os Sete Magníficos Gladiadores, em 1983, onde participam a maravilhosa Sybil Danning, e os veteranos astros do estilo épico do gênero Brad Harris (que interpreta um gladiador companheiro de Ferrigno) e Dan Vadis (aqui magro e abatido, interpretando um vilão. Morreu quatro anos depois).

Ferrigno também emprestou sua voz para uma série de desenhos Marvel com o personagem Hulk. Quando a idade impossibilitou o retorno as competições de fisiculturismo e os papéis ficaram escassos na tevê e cinema, Lou precisou partir para outra profissão e tornou-se Xerife-Assistente do Condado de Los Angeles, em 2006. Está atualmente com 59 anos e continua na profissão de xerife.

Seu novo trabalho rendeu uma participação na série cômica Reno 911 (exibida atualmente pelo canal FX) interpretando ele mesmo. Nas duas produções do Incrível Hulk para o cinema, Ferrigno fez aparições especiais, além de emprestar sua voz ao gigante esmeraldo. Lou é casado com Carla Green desde 1980 (segundas núpcias) e tem três filhos: Shanna, Louis, e Brent.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.