sábado, 17 de março de 2012

Ministério Público vai pressionar ministro para que tire Deus do real



Ministério Público vai pressionar ministro para que tire Deus do real


Para procurador, governo tem de
ficar longe da religião 
Jefferson Aparecido Dias (foto), procurador dos Direitos do Cidadão, do MP (Ministério Público) de São Paulo, vai pedir ao ministro Guido Mantega (Fazenda) a retirada da inscrição “Deus seja louvado” das cédulas de real porque essa mensagem religiosa é incompatível com laicidade do Estado brasileiro.

Em dezembro de 2011, o MP já tinha apresentado o pedido ao Banco Central. Como a resposta do BC foi de que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), Dias vai agora pressionar Mantega, que é o presidente do conselho da instituição.

Para Dias, que é católico praticante, “Estado e religião têm de estar bem distantes entre si” e, por isso, não se justifica a menção de Deus no dinheiro.

Em 2011, a Corte Suprema dos Estados Unidos recusou um pedido de um ateu para que fosse retirada das moedas e cédulas do dólar a inscrição In God we trust (Confiamos em Deus).

No Brasil a questão também poderá acabar indo para o STF (Supremo Tribunal Federal), onde já tramita uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) proposta pela Procuradoria Geral da União para que o governo discipline o ensino religioso de acordo com o caráter laico do Estado.

Com informação do Correio Braziliense.


Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/03/ministerio-publico-vai-pressionar.html#ixzz1pPHMOMQj
Reprodução deste texto só poderá ser feita com o crédito e link da origem. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.