sábado, 21 de abril de 2012

Shihan José Augusto Maciel Torres

                           
    Shihan José Augusto Maciel Torres, nasceu em 20 de fevereiro de 1964, em Itapicuru, uma pequena cidade do interior da Bahia, mas como foi registrado em Salvador, Bahia, acabou ficando de direito natural da capital baiana, onde reside. É filho adotivo de um juiz de direito que durante muitos anos atuou profissionalmente nos interiores da Bahia. Iniciou em 1978 seus treinamentos em Karate, estilo Shotokan na cidade de Itapetinga, interior baiano, tendo como professor Sensei Joan Lemos. 

    Em 1982, introduziu o Karate em Nazaré e em 1984 fundou juntamente com o Crispim Cerqueira Almeida a Associação Interiorana de Artes Marciais, em Cruz das Almas. Em 1985 retornou para Salvador e aliado aos seus estudos universitários, passou a treinar diversas outras artes marciais, incluindo o Karate, estilo Shotokan, no qual foi aluno de Sergio Bastos, atualmente um dos grandes líderes do Karate tradicional na Bahia. Em 1989, tornou-se aluno de Antonio Souto Aderne. Em 1993 participou da fundação da Federação Baiana de Karate Point, sendo vice-presidente, ao lado de Catarino Oliveira, na época o presidente. Em 1986, juntamente com Catarino Oliveira, seu grande e fiel amigo e Nelson Daltro, fundou a Federação Baiana de Karate de Semi-Contato e Confederação Brasileira de Karate de Semi-Contato, na qual é presidente até os dias atuais.
    Possui a graduação de 6ºdan em Karate e é praticante de diversas outras modalidades marciais.Tem formação como instrutor de Krav Magá pela BUKAN, com diplomação internacional do Grão Mestre Yaron Lichtenstein.

                                                                                         

                                                                                          Dr. José Augusto Maciel Torres
    Foi aluno de Hapkido dos Mestres Ourival e Cláudio Xavier e na atualidade do Mestre Miguel Santos. No Goshin Jitsu foi aluno dos Mestres Paulo Pinho, Valdomiro e Ednelson, líderes do Goshin Jitsu na Bahia. Já no Taekwondo treinou com Orides Stralis Alves, o “Folgado” e com o Mestre Átila Torres. Participou de vários cursos e seminários de diversas modalidades marciais.
    É autor de mais de 50 obras (livros e revistas) sobre artes marciais e terapias orientais, publicadas por editoras nacionais, com vendagem em bancas de revistas de todo o Brasil. Escreveu durante dez anos na lendária revista KIAI e na atualidade é o jornalista responsável pela revista Fighter Magazine, assinando diversas colunas especializadas.
    É considerado no meio marcial como a “enciclopédia das artes marciais” e também como o “filósofo das artes marciais” devido ao grande conhecimento sobre a filosofia e a história das artes marciais.
Sua vida acadêmica é muito próspera, pois é professor universitário e atua como diretor e coordenador de várias faculdades na Bahia, inclusive possui doutorado em Filosofia e em Psicologia, além de diversos títulos como Doutor Honoris Causa por conceituadas universidades estrangeiras.



TRANSCRITO DE:http://www.bugeiko.com/artigos/shihan/shihan.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.